Pesquisa personalizada

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Curcumina cura câncer de esófago.


Tempero indiano pode matar células cancerosas

Segundo investigação científica, a curcumina presente no açafrão da Índia pode ajudar na cura do cancro.
Especialistas na investigação do cancro afirmam que um componente encontrado no açafrão da Índia, presente no tempero curry, pode ajudar na cura da doença.

A descoberta decorreu após testes de laboratório realizados pelo Centro de Pesquisa do Crancro de Cork, na Irlanda, que mostraram que a curcumina pode matar células cancerosas de esófago.

Segundo o cientista Sharon Mckenn, "Cientistas já sabiam há tempos que os compostos naturais têm potencial para tratar células defeituosas que se transformaram em células cancerosas e sempre suspeitámos que a curcumina poderia ter valor terapêutico".

A descoberta - publicada na revista especializada British Journal of Cancer - pode ajudar os médicos a elaborar novos tratamentos para a doença.

Especificidades – de origem árabe, também é cultivado na Índia, mas este último considerado de categoria inferior. Foi introduzido pelos árabes na Europa e o seu cultivo europeu iniciou-se em Espanha no séc. IX, tendo sido posteriormente alargado a outros países. Provém uma planta de folhas verdes, da qual se utiliza o pó do rizoma que constitui um corante natural de cor amarela. É comercializado moído.

Uso culinário – o seu sabor é parecido com o gengibre e é utilizado especialmente em arroz, podendo também ser usado em molhos e sopas. Deve ser diluído num pouco de água quente antes de ser adicionado aos cozinhados de forma a expandir a cor e o sabor.
O CURRY

De sabor exótico, é um dos temperos mais antigos do mundo. Muito usado na Índia, o Curry é indicado no preparo de ovos, sopas, peixes, carnes, aves, legumes e em molhos. Conhecido também como caril na língua portuguesa, ele pode ter vários significados e versões. O pó mágico e característico que conhecemos, que possui sabor picante e adocicado, é, na verdade, uma alquimia de mais de 20 tipos de especiarias, ervas e sementes. Na Índia, o costume é processá-lo diariamente e comê-lo puro. Os seus ingredientes variam conforme a região do país, mas, basicamente, levam os seguintes itens: cardamomo, cravo, canela em rama, cominho, semente de erva-doce, feno-grego, noz-moscada, pimentas preta, vermelha e dedo-de-moça, sementes de papoula, gergelim, tamarindo, coentro em grãos e cúrcuma, este último é o responsável pela sua cor amarela característica.O curry em pó que encontramos nos supermercados tem pouca semelhança com o original indiano, que é fresco e pode ser encontrado em duas versões: padrão e mais quente, chamado de Madras.
Carnes, sopas, molhos, arroz, legumes e canapés são ideais para receber a combinação de temperos. Misturado ao ghee (manteiga clarificada), vinagre e outros temperos, o curry em pó vira uma pasta, que pode ser acrescentada em muitos pratos como liga para molhos.
O curry também pode ser encontrado sob a forma de planta (Murraya koenigii (L.) Sprengel). Originária do sul da Ásia, é uma erva aromática, de porte pequeno e folhas verdes brilhantes e fragrância pungente. Pouco comum no Brasil, aos poucos tem sido adotada na culinária ocidental por adicionar um gostinho especial sem ser muito quente. Na Índia, é encontrada em mercados, fresca ou desidratada.