Pesquisa personalizada

terça-feira, 21 de abril de 2009

Tabela de Ingestão Diária Recomendada (RDA, RDI)

A quantidade certa de proteínas, vitaminas, gorduras, açúcares e até álcool, necessários para sua saúde

Uma alimentação saudável ajuda você a ficar em forma e a se sentir bem. Mas o que é uma alimentação saudável? Os nutricionistas recomendam que as pessoas consumam mais carboidratos complexos, mais frutas e legumes e menos gorduras, carnes e doces. É quase impossível indicar a quantidade exata do que se deve ingerir, uma vez que as necessidades individuais variam, dependendo de fatores como tipo físico, idade e gasto diário de energia.

No entanto, os nutricionistas sugerem um equilíbrio ideal de diferentes alimentos que fornecem energia (calorias) e nutrientes necessários à saúde. O número de porções diárias de cada grupo alimentar varia de pessoa para pessoa — por exemplo, um adolescente ativo pode precisar consumir até 14 porções de carboidratos complexos ao dia, ao passo que um adulto sedentário precisa de apenas 6 ou 7 —, porém, em termos ideais, a proporção de um grupo de alimentos em relação a outro deve permanecer a mesma.

Prato Saudável

Uma maneira simples de alcançar o equilíbrio é imaginar um “prato” diário distribuído nos diferentes grupos alimentares. Nesse “prato” imaginário, os carboidratos complexos ocupam pelo menos um terço do espaço, constituindo assim a parte principal da refeição.

Frutas e legumes preenchem a mesma quantidade de espaço. O terço restante do prato é dividido entre alimentos protéicos e laticínios, com apenas um pequeno espaço para alimentos que contenham gorduras e açúcar. Essa é a proporção que se deve seguir.

Não é essencial compor o prato em proporções ideais a cada refeição, ou mesmo todo dia — equilibrá-las ao longo de uma ou duas semanas é suficiente. Isso garante que o organismo receba um suprimento contínuo das vitaminas, minerais e fitoquímicos (nutrientes provenientes de frutas, verduras e legumes) necessários para manter a saúde.

O mais saudável para você e sua família é seguir uma dieta balanceada que possa ser mantida todos os dias.


Veja a Tabela de Ingestão Diária Recomendada